Banco de atividades

As tarefas 9, 10, 11 e 12 devem ser entregues até 
os dias 08/12 (901) e 09/12 (902).

Tarefa 12
Durante o trimestre, fizemos a leitura de alguns livros. Escolha um livro que você leu e produza uma DICA DE LEITURA que tenha o título do livro sugerido, a sinopse e a sua opinião sobre ele. Observe o exemplo a seguir. Seja criativo!!!




Tarefa 11 - 
    Marque a coluna da loteria que corresponde à classificação da oração subordinada adverbial destacada:
       1  .      Habituai-vos a obedecer, para aprender a mandar. (Rui Barbosa)
       2  .      Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. (D. Pedro II)
       3   .    Não conheço missão mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis. (D. Pedro II)
       4  .      Os olhos nunca enganam; nem mesmo quando pretendem enganar.
       5  .      Quando anoitece, Pedro volta para casa.
       6.      A notícia era tão exagerada que ninguém acreditou.
       7.      Embora todos continuem afirmando, ele nega o fato.
       8.      À medida que vivemos, mudamos a visão que temos do mundo.
        9.      Vivia tenso, porque não tinha confiança nos colegas.
       10.  Quando estiveres irado, conte até dez.
      11.  Segundo me informaram, o jogo foi transferido.
      12.  À proporção que os anos passam, ele vai ficando mais ranzinza.
      13.   Se os espelhos falassem, haveria menos gente diante deles.
           


1

X

2
1

causal

final

proporcional
2

consecutiva

causal

condicional
3

comparativa

temporal

concessiva
4

temporal

conformativa

condicional
5

final

temporal

comparativa
6

consecutiva

causal

concessiva
7

condicional

concessiva

comparativa
8

final

comparativa

proporcional
9

causal

final

proporcional
10

conformativa

temporal

concessiva
11

temporal

final

conformativa
12

comparativa

proporcional

temporal
13

final

condicional

comparativa

                               

   Tarefa 10 - Crase

1. Complete as frases com a ou à.

a) Vou ........ escola e ........ feira.
b) Devolva ........ ficha ......... atendente.
c) Mostre-nos .......... calça que você ganhou.
d) Peça desculpas .......... supervisora e vá .......... sala de aula.
e) Você irá ......... reunião de pais?
f) Entregue ............. prova ............ professora.
g) O rapaz disse .............. namorada que voltaria tarde.
h) ............. turma deu uma rosa .............. diretora.
i) Meus parentes foram ....... Europa.

j) Iremos ................ Recife no próximo feriadão.
k) Gostaria de ir .............. Campina Grande e ............ João Pessoa.
l) Não fui .............. festa de inauguração da loja.
m) Os jovens querem ir ........ São Paulo.
n) Há anos não vou .............. Floresta em Pernambuco.
o) Algumass famílias vão ................. missa dominical.

2. Complete as frases com aquele, àquele, àquela, àquelas, àqueles, aquelas.

a) Entregou essa carta ................ moça.
b) Refiro-me .............. meninas e não a essas.
c) Pegue ................. envelopes e guarde-os na gaveta.
d) Devolva as avaliações .................... candidatos.
e) Você vai ........................ shopping?
f) Chame .................... pessoas que estão aguardando na fila.
g) Mostre ......................... senhora onde fica a loja de informática.


3- Saber quando ocorre crase faz toda a diferença!




a) Explique o sentido da frase em cada contexto.
b) Em qual deveria ter o acento marcador de crase? Por quê?


Tarefa 9
1- Leia a tirinha.
No 3º quadrinho:

a) Identifique a conjunção presente na frase dita pelo personagem.

b) Informe o sentido da conjunção no contexto em que foi empregada.




2- Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:
a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na faculdade.
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova.
c) Fale depressa que eu preciso ir embora.
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia.
e) Ou você me conta a verdade, ou sai daqui.
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair.
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria.
i) Foram ao shopping; nada compraram.
j) Netuno é o deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente.
k) A árvore devia estar meio podre, pois o vento a derrubou.
l) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo.
m) Não era uma beldade; contudo conquistava pela sua simpatia.
n) Ela não estaria morrendo nem de frionem de fome.
o) O governo aumentou o preço da gasolina e imporá novas medidas econômicas.
p) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.


As tarefas 5, 6, 7 e 8 devem ser entregues até 
01/09 (901) e 02/09 (902).

Tarefa 8


Já estudamos as regras de acentuação gráfica. Acentue cada palavra e escreva ao lado a regra que justifica sua acentuação:

portugues – musica – varios -  facil - sofa - sabado - timido - veterinaria - volei - quimico- 
lingua - historia - refeitorio - ferias - tambem - dificil - familia - lagrimas -ajuda-lo - 
acontecera (futuro) - mes - dependencia - responsavel - horario - passaro - nucleo -
virgula - trofeu

Tarefa 7
Estudamos as figuras de linguagem que podemos utilizar para enriquecer nossos textos. Escolha 12 delas para dar a definição e criar um exemplo ilustrado. Capriche e não deixe para a última hora!!!



Tarefa 6
1) Faça a análise mórfica dos elementos em destaque nas palavras a seguir.
a- velhA:______________________
b- legaliDADE:__________________
c- PERDeu:____________________
4- organizARÁ:________________
d- testemunhA:____________________
e- ESburacAR:_____________________
f- roupARIA:_______________________
g- Ilegível:__________________________
h- DESfazer:_____________________________
i- meninA:______________________________ 

2) O elemento mórfico “-a” não é desinência de gênero, que marca o feminino, em:
a) tristonha;    b) mestra;     c) telefonema;     d) perdedoras;    e) coelha. 

3) Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada;
b) luz, luzeiro, alumiar;
c) incrível, crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;
e) riqueza, ricaço, enriquecer.

4) A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma raiz é:
a) florescer, flandres, florear;
b) pousada, aposentado, cômodo;
c) reger; regulamento; regra;
d) corte; percurso; correr;
e) angústia; ângulo; anjo.

5) Vocábulo onde existe desinência de gênero:
a) segredo;
b) curiosidade;
c) força;
d) verbo;
e) alheia.

Tarefa 5
Observe atentamente as imagens, retome o conteúdo estudado e responda:



a) As palavras "tristeza", "fineza" e "desinventar" foram formadas com o acréscimo de que morfemas junto ao radical?



b) Explique a afirmação de Guimarães Rosa:


O poema “Sem título”, de José Lino Grunewald, produzido em 1960. 

c) Qual o radical das palavras do poema?




ENTREGA DAS TAREFAS 1, 2, 3 e 4: 22/05/14


Tarefa 4
Pesquise 20 pares de palavras homônimas ou parônimas. Depois, monte um minidicionário com o significado e uma imagem que ilustre cada uma delas. Seja criativo!



Tarefa 3
A Língua Portuguesa tem destas coisas...


O sargento diz para os soldados:
- Pela Pátria, o lema da nossa tropa deve ser “ Ou mato ou morro”.
Na primeira batalha, os soldados não tiveram dúvidas: diante do inimigo, uma parte correu para o mato e a outra para o morro.

Embora, tenham o mesmo som e grafia, as palavras "mato" e "morro" têm sentidos diferentes nas duas orações. Explique o sentido delas em cada ocorrência:



Tarefa 2
Nas imagens abaixo, há palavras que não foram devidamente acentuadas. Identifique-as  e explique:




Tarefa 1
 

 Responda:
a) Qual é o sujeito de "preciso emagrecer"?

b) Qual é a função sintática de "até o Natal"?

c) Dê a função sintática de: "sempre" , "pior" e "nossa".

d) Explique o humor da charge.

2 comentários:

  1. O professorara na questões 4 é para escolher, 20 palavras homônimas e 20 parônimas ou 10 de cada.

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